COMUNICADO DO BLOCO DEMOCRÁTICO POR OCASIÃO DO DIA DO EDUCADOR NACIONAL

COMUNICADO DO BLOCO DEMOCRÁTICO POR OCASIÃO DO DIA DO EDUCADOR NACIONAL

1. O Secretariado Nacional do Bloco Democrático -B.D.está com todos os educadores angolanos e saúda o seu dia exaltando a coragem e o sacrifício com que vêm exercendo a sua nobre missão.

2. Tendo na família a primeira instituição educativa, o B.D. destaca o esforço heroico de pais e encarregados de educação que, numa sociedade marcada por injustiças e abismos socais, enfrentam dificuldades próprias de um país onde a Educação está na cauda das prioridades do Estado.Isto porque o partido com a maioria dos assentos no Parlamento mantém uma parcela irrisória do O.G.E. destinada ao sector.

3. Todos os anos, são altos os gastos com material escolar que o Governo prometeu gratuito, mas que é desviado para o mercado paralelo.

4. Disfarçadas de "comparticipação”, surgem sempre novas propinas especulativas, anulando o disposto na lei quanto à gratuitidade do ensino público.

5. O Secretariado Nacional do BD está com a luta reivindicativa dos professores, apelando para que não esmoreçam na exigência de salários condignos e regularização das suas categorias profissionais , com a liquidação dos subsídios que já estão decretados . Está igualmente com os milhares de jovens com formação docente e sem colocação nas escolas, mesmo com a gritante falta de professores e com tantas crianças fora do sistema escolar.

6. Para cúmulo da injustiça e da tirania das autoridades assiste-se à perseguição dos professores destacados na luta sindical em diversas províncias, com o beneplácito do Governo Central.

7. A nossa mensagem de apreço vai ainda para os alfabetizadores vítimas frequentes dos atrasos remuneratórios.

8. O BD defende uma Educação livre das rédeas do Partido no poder, que forme cidadãos com mentalidade aberta e sentido crítico, rica em conhecimentos e humanismo, servindo o progresso social. Um grande debate nacional deve ter lugar em Angola,invertendo o quadro e elevando todos os educadores os lugares dignos que merecem.
Viva o dia 22 de Novembro

LIBERDADE - MODERNIDADE- CIDADANIA!

Luanda, 21 de Novembro de 2017.

Pelo Secretariado Nacional
JOÃO ALFREDO BARUBA
SECRETÁRIO GERAL

BD - PARTIDO COM ASSENTO PARLAMENTAR NO SEIO DA COLIGAÇÃO CASA-CE