COMUNICADO FINAL DA 4ª CONVENÇÃO NACIONAL EXTRAORDINÁRIADO BLOCO DEMOCRÁTICO

COMUNICADO FINAL DA 4ª CONVENÇÃO NACIONAL EXTRAORDINÁRIADO BLOCO DEMOCRÁTICO

O Partido Bloco Democrático-BD, reunido em Luanda na sua 4ª Convenção Nacional Extra-ordinária aos 13-14 de Outubro de 2017, vem expressar por meio deste comunicado:

1. A sua determinação em lutar por aberturas democráticas e pelo Estado Social de Direito, combatendo o autoritarismo do regime vigente e o Eduardismo sob Nova Capa, na falaciosa pretensão de criar uma imagem de mudança.

2. O BD, desmascara a manutenção a nível da corrupção, do clientelismo e o compadrio político, visível nas recentes medidas tomadas pelo ex-Chefe de estado à beira da tomada de posse do seu sucessor em benefício da família e dentro do esquema empresarial-governativo.

3. O BD, encara igualmente a formação de um elenco governativo gigantesco, como resultado dos esquemas de acomodação aos cargos e não para “resolver os problemas do povo”.

4. Entretanto, o país vive uma fase de aprofundamento do abismo social onde a crise social acompanha a crónica crise moral que vem inquinado a relação entre governantes e governados.

5. Neste contexto, se associa a crescente problema do desemprego, que vitima principalmente os jovens, a fragilidade das carreiras profissionais, a partidarização do emprego, com os seus danos efectivos, que vão até à perda dos postos de trabalho por descriminação política, tanto no sector público como no privado.

6. Por isso, o BD apela à militância generalizada e ao empenho dos seus filiados e dirigentes para uma solidariedade viva para com a sociedade civil, pelo engrandecimento das fileiras pró-democracia e pela justiça social, numa Angola forjada na Liberdade, na Modernidade e na Cidadania.

7. A luta em todas as frentes politicas leva-nos igualmente a reafirmar e a optimizar nossa presença parlamentar e a nossa participação na Coligação CASA-CE.

8. A Convenção regozija-se pela eleição dos seus corpos dirigentes, membros do Conselho Nacional e especialmente pela Reeleição do Presidente Justino Pinto de Andrade, do Vice-Presidente Luís do Nascimento e do Secretário-geral João Alfredo Baruba.

9. O BD, exorta ainda para uma participação cidadã de todos os angolanos na vida política nacional, com os olhos postos num futuro de Progresso, Justiça e Liberdade.

10. Companheiros: concretizemos o lema:” Renovar o Caminho para Fortalecer a Acção Democrática”.

Liberdade, Modernidade e Cidadania

Luanda, aos 14-10-17

A Convenção